segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

BOm ANo NOvo !!!

sem balanços !!
2012 aconteceu e está à beira do fim ..
sem objectivos definidos
sem objectivos traçados, apenas viver cada minuto que passa
estar feliz viva amar, ser amada
estar presente e conseguir ser eu mesma.

Feliz Ano de 2013



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

#438

medito ...

na existência do nada .
o nada que existe ?
preenche vazios o nada que existe ...
o que existe no vazio que assombra o abismo

medito ...
será que o que me preenche é tudo ou nada
na solidão que me assola
na escuridão do nada que o tudo assoma

danço ...
o nada ou o tudo ? aquilo que eu sou  ...
a consciência de estar e ser
enfrento embaraço-me
esforço-me repreendo-me limito a minha existência
na aparência do nada
na ilusão



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

outros caminhos ...

quando se perde o rumo
uma bússola é preciso
porque todos os caminhos são um caminho
e se não sabemos que caminho tomar
o rumo torna-se confuso

como então tomar o rumo certo se não se sabe para onde vamos?

mas sabemos onde estamos ... ?

podemos partir daí mesmo ...
sentindo nossos pés no chão
a mente na lua
um suspiro
e lá vamos
...

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

uma frase ...

uma frase que nos acompanhe sempre ..

que transforme os nossos dias
que olhando para o que sugere
para o que quer dizer
nos dê força
acalente, energia, calor interior
motivação para atravessar as zonas áridas
aquelas que ainda não atravessámos, mas que vamos atravessar
da incerteza, das opções, escolhas,
apenas seguindo o rio
as ruas da existência
e o calor da bruma ou o gélido bafo do deserto

a certeza é uma agonia e
a incerteza uma loucura com que se vive

gostaria de ter esse calor como se fosse um dia sereno
de verão, mas neste inverno como outros
apenas o deserto imenso deste oceano
se faz sentir

que uma luz ilumine e a escuridão se desfaça
nas rochas sombrias que rodeiam a existência

que nenhuma frase me acorre ao pensamento
só a desértica paisagem desta floresta que me rodeia

preciso de pássaros de poesia esvoaçando pelo céu
(vindos do sol nascente ) plenos de esperança
em direcção ao sul
...


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

casas ...

as casas têm uma personalidade independente de quem vive lá dentro
podem captar a energia dos vários moradores
energias positivas ou energias negativas
podem gostar ou não de quem vai viver para lá

as casas transmitem-nos uma segurança
viver  numa casa que não gosta de nós não é fácil
teremos que transformar ao longo do tempo as energias

a sua aparência as suas energias
olhar para uma casa
diz-nos sempre algo

existia uma casa antiquiquissima o jardim estava transformado em mato
mas era imponente e sóbria serena na sua decadência
belissima que me dava sempre uma vontade que fosse minha

esta casa, foi remodelada e suas linhas embora levadas em conta
não é a mesma embora pareça ...

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

saudades

saudades ...
do mar ...

da espuma das ondas a bater nas rochas ...
o sol a bater nas aguas
e o tempo reflectido

e a luz que transforma muda o lago do olhar
reacendendo o calor na alma
ondeando ondeando calma e reluzente

saudades da vida
as memorias de quem era e de quem sou
lá no fundo a inquietude
e a incerteza

o caminho ... caminhando
quietamente irrequieta
indecisão



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

tempos imersos

o anoitecer é rápido
o tempo é curto
a viagem é demorada e longa
nos carris o comboio espera
e eu que faço

é tempo de aguardar esperar

a luz que deixo acesa guiar-me-á até chegar a casa

... suspiro

não posso deixar que o tédio e a desmotivação se instalem
depois será completamente dificil e complicado agir
pois se não vou não vou mas as cobranças serão feitas

... acho que a luz precisa manter-se acesa aconteça o que acontecer
senão a escuridão toma conta da alma e a vida já não será a mesma
ou melhor ou mais fácil ou mais alegre
sem culpas nem remorsos

a alma precisa de agir
para não esmorecer

o vento move-se
a folha dança

o tempo imerso
no nevoeiro denso
as nuvens geladas bloqueiam a saida

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

# 428

Será que o vento traz nas suas asas algo mais do que frio, chuva
se ficar atenta vou encontrar algumas sombras a adensarem se sobre o caminho

o inverno chegou

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

# 426

a estrada muitas vezes é cansativa
e de tão cansada
a exaustão faz-se sentir
e a escuridão abate-se sem qualquer pudor

# 400 e não sei quê

Não gosto desta forma do blogue .
é demasiado complicada e não sei como tratar dele .
sinto que esta nova maneira foge completamente aquilo que estava habituada e não consigo
encontrar a maneira de chegar lá ... enfim, pode ser que se torne simples~
mas, até chegar aí estou longe de entender .

terça-feira, 30 de outubro de 2012

montículos minúsculos transformam-se em montanhas
conforme nossos olhos têm ou não filtros

as cores acinzentadas transformam-se em azuis de um momento para o outro
e o sol brilha e a chuva cai
arco iris que nos transporta para um pote de ouro do outro lado
se conseguirmos viajar e imaginar suficientemente rápido
ou não

vamos por outro caminho em direcção ao sol

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

pensares ... outros 1)

dias existem que são feitos de pequenos nadas

faz frio faz sol faz chuva e
aqui nós estamos perante uma força mais poderosa que faz parte de nós mesmos
e que todos os dias muda e nos faz crescer
e ser o que somos

girando girando olhando o céu azul
o céu cinzento , cheio de lindas nuvens
cheios de luz e escuridão

somos nós
e a natureza de ser

aquilo que sou é aquilo que sempre fui
mas vou sentindo de forma diferente
mas sou eu
diferente
mas igual


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

a chuva


a chuva
o céu cinzento escuro
a magia da sua luminosidade
a luz que enche os olhos
transcendente
a chuva cai
e a mágica porta para outros mundos

terça-feira, 23 de outubro de 2012

??420

estou a pensar,
que, de facto os dias correm desesperadamente para o abismo ...

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

... chuva

está chovendo lá fora. faz frio . está um dia cinzento.
de chuva o dia se vestiu.
sabia bem estar em frente a uma lareira.
enrolada nas mantas e ler um livro.
sem mais nada que fazer
a ouvir chover e ...
estar simplesmente

então, o dia vestiu-se de chuva

que seja um bom dia !!!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

escrevendo

Escrever .

o caminho a seguir seja por terreno já tantas vezes pisado ou lembranças gestos repetidos
o caminho escolhido embora possa parecer repetido é paralelo ao que já passou com outras nuances
outras emoções sentires

jamais serão neste caminho sentidas as emoções que antes se sentiram
o caminho escolhido portanto é novo
o caminho repisado sem a mágoa o ressentimento é completamente refrescante.
respirando outro ar apenas porque estou a sentir diferente

recomecei em Setembro as minhas aulas de dança . porque gosto e estava a sentir falta delas...
estou a ler os livros que nunca li e que quero ler apesar de ter uns quantos que comprei e nunca vou ler
porque não são para ser lidos agora ou nos tempos mais próximos.

escrever
sem reticências . sem indecisões .

escrever porque o caminho precisa de ser escrito
sem muitas conversas de amigas pois delas conheço pouco e para as contar não são precisas as mãos .

melodias . limpidas
sopradas pelo vento

ressoam
zunem nas frestas das janelas
fazendo voar as cortinas

sábado, 14 de julho de 2012

certezas ...

Digo muitas vezes se tivesse sido homem seria marinheiro ... aportar nos portos do mundo .
navegar com o vento o sol e o mar como companheiro .
mas não, nasci mulher e isso acondiciona e quebra-nos a vontade .
as oportunidades de sair e qualifica personifica
e sozinhas enfim ...
nasci num tempo em que a minha alma foi presa, embora com ansias de liberdade, as minhas asas de nada me serviram nem a rebeldia ...
fiquei sem a vontade de partir mas com a tristeza de ficar .
queria ir estar com o mar .
abrir espaços dentro de mim . conhecer outros mares .
mas fiquei
o mar ... azul verde verde azul e as ondas espraiam-se nas areias da minha alma e
que saudades eu tenho do mar e ali tão perto vislumbro uma pontinha de esperança e de luz

viajar deve e tem de certeza um sabor amargo doce estar em casa e sentir que podemos estar em qualquer lado ... mas não tenho um destino definido nem objectivos de um lugar . onde estou estou bem .
não quero ir a lado nenhum a não ser aquele onde estou agora .
o meu caminho não é feito de viagens . porque esse não foi o meu caminho não foi sequer uma opção
as escolhas foram feitas logo á partida . a minha viagem é feita de ficares

as ilhas gregas . o grande canyon . utah . e o mar
as piramides do egipto . machu pichu . niagara . o lago vitoria . o coliseu . o deserto

mas se não for o meu lugar no universo não muda
mas muda o que existe dentro de nós . sabemos que existe e que podemos sentir
e a diferença é o que muda dentro de nós
o nosso lugar é onde estamos e se estamos é esse o nosso lugar
senão o nosso lugar era outro e não aquele onde estamos

e é de ficares e isso pode mudar e mudar-nos




terça-feira, 3 de julho de 2012

tristemente ...

Estou triste!
a vida manda-nos mensagens e algumas são abertas ou quase todas são lidas como quem corre e não se quer atrasar . outras são lidas com alegria, algumas cheias de lágrimas e angustia outras são precisos códigos e quando olhamos e vemos o que é  e o que querem dizer conseguem deixar um travo amargo um aroma de azedume e negritude na alma

precisa-se voltar atrás embora não seja possivel faze-lo podemos seguir o nosso caminho com a sensação que era mas que já não é.

e tudo perde o sentido ..
quem somos na realidade ou temos a importância que temos ou a que julgamos ter e serei assim tão importante na poeira do tempo ou a minha alma é apenas aquilo que é !?

a vida não perde o sentido .. será o sentido a perder-nos e crescemos e ganhamos raizes e somos arvore e folha que se solta e voa no vento e o tempo já foi .

e assim, estou triste porque embora seja alguma coisa nada sou ...

quinta-feira, 21 de junho de 2012

escrever ...

escrever ... tem aquela vontade de escrever e depois o nada
escrever mas escrever o quê . falar dizer mas as palavras escondem-se
e fogem correm certamente para locais inexplorados

:))

quarta-feira, 20 de junho de 2012

pensares ...

quando olho e vejo e sinto e toco
será que a realidade me transforma
ou se eu me torno realidade
ou a realidade existe e eu transformo-a
ou a escuridão ou a luz me ilude

quem me dera saber se existo se vivo se morro a cada momento
ou se a vivo vivendo cada instante ..

o sol nasce em meus dias e eu
onde estou ?? aqui ...