sexta-feira, 6 de maio de 2011

quebrar ..

quebremos as correntes, os elos que nos mantêm presas, prisioneiras
no nosso cativeiro e encerradas não vemos a luz
quebremos as amarras que nos mantêm amarradas ao cais e que da amurada o barco não sai !
quebremos as grilhetas da opressão

façamos uma revolta pois não queremos mais estar presas
queremos sair do estado de inercia em que nos encontramos
oprimidas reprimidas cansadas usadas e abusadas

queremos sair para a rua e cantar bailar saltar e rir
de alegria vibrar de energia e voar ...

dar as mãos fazer uma roda e ser criança brincar ser feliz
assim como se é !!

e entre a vontade de me soltar existe a premência de ficar !!

trabalhos ... uorques ...

De vez em quando o trabalho deveria diminuir .
de vez em quando a organização deveria organizar-se

lembro-me daquela imagem da secretaria com papeis por todos os lados aos montinhos ...
e a pessoa a submergir: salvem-me por favor estou a afogar-me

de vez em quando o trabalho de escritório é parecido com  areias movediças em que pomos o pé
e somos absorvidas rapidamente sem direito a um Aiiiiiiiiiiii glub glub glub
é assim que me sinto !!

posso fazer uma prece . uma oração .
que os deuses / deusas me ajudem que estou a precisar

a paciência ...

a Paciência é uma virtuosa senhora que aguarda ... sem queixumes, sem lamurias .
ela aguarda espera pacientemente que as coisas aconteçam !!
que a vida mude que os tempos de mudança sejam outros ..
a paciência vai devagar e suporta a demora ...

a paciência é uma virtude!!

que se acaba ou não ?? a paciência revolta-se ?

acho que não !! não acho, tenho a certeza que não!
pois se assim fora não era paciência.

mas existem limites para que permaneça impavida e serena, esperando,
com a esperança que guarda no coração !!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

que sera da noite escura

O entardecer com o sol a esconder-se por detrás do horizonte
a imagem poética de um barco no rio ao por do sol
o avermelhado do céu o escuro que vem vindo e levando o azul do céu para outro lugar
o entardecer a lua que aparece redonda no céu azul claro e escuro
a estrela brilhante que a acompanha  e eu me desfazendo em nada
espraiando-me da minha janela até ao infinito
ao anoitecer meu cansaço bate-se no leito da noite e esbate-se na escuridão
as estrelas brilhantes levam-me atrás e envolta sou estrela ...

meu planeta é o sol e a lua
sou dia sou noite sombra e claridade
sou raiva e tempestade serenidade e calmaria
quem diria ... o anoitecer neste entardecer
neste dia em que o sol brilha ainda

ai como queria abrir minhas asas e voar até a eternidade e lá ficar
minha alma apenas esvoaça e fraqueja
e o cansaço de estar prisioneira arqueja e grita
vou embora faço minha trouxa e voo até ao mar que fica
por detras do horizonte onde o sol arde e o vento descansa
no limiar das memórias que ficaram mortas
o tempo e o vento se juntaram e demoraram por entre as areias finas
que escoam pelas paredes nuas e frias da vida
pela morbida madrugada que nasce e renasce aqui e ali
nas frageis liberdades que as vontades não falam e calam e nada dizem
esmorecidas

vou partir pela estrada fora com a minha trouxa e a vontade de ir mais além
mais fundo mais para o interior a floresta do medo segue-me
e a lanterna acesa me ilumina

segunda-feira, 2 de maio de 2011

2 Maio

Segunda Feira inicio de semana !!
Ainda mal me deitei e já toca o despertador !!
é a levantação a lavação a alimentação e a sensação que a minha cama me chama de uma forma muito apelativa  !!! e o café
Sou confrontada com o plural das palavras a falar como se fosse mais do que uma !! As vezes bem gostaria que isso acontecesse pois são demais as tarefas ...

uma semana maravilhosa e cheia de tudo de bom!
amor ! paz !! liberdade !!! 
presentes de chuva e sol !! 
abraços e caricias de vento !!
alegria e risos
lágrimas de saudade tristeza e compaixão !!
e de paixão pela vida 
e sempre sempre escutando o coração ...

domingo, 1 de maio de 2011

pensares ...

Mais Uma semana que começa na lista interminável de semanas que vamos vivendo . A passagem do tempo por nós ou nós pelo tempo .. o tempo a passar imensurável por nós ou nós pelo tempo
o pensamento que o tempo passa por nós é algo tão belo quanto a imagem de nós a passar pelo tempo ficando mais velhos e mais sábios. o quanto gostaria que acontecesse, a mulher sábia que existe em mim a manifestar-se.
os dias e as horas que vivemos traz sabedoria e pensar em tudo o que vivemos pode proporcionar essa ideia, mas olhando meditando para as coisas, para a mente, para o espirito noto que cada vez mais sei que nada sei embora seja um erro pensar assim.
a espiritualidade, ensinamentos os poderes os dons com que nascemos aqueles que o tempo traz aqueles que vamos aprendendo aqueles que lemos e aqueles que temos dúvidas e aqueles que passam ao nosso lado e captamos e mesmo aqueles que não queremos
qual será a nossa missão aqui ?? nascer, crescer amadurecer morrer . dar vida ensinar aprender ser feliz amar e ter aquilo para que nascemos.
mas a nossa missão qual é ?
a arte, dar asas à nossa criatividade ser mulheres dar amor receber amor
a maioria dos textos que lemos diz que temos que ser humildes dar sem receber em troca .
a maioria dos casos é que neste mundo materialista é demasiado dificil encontrar quem seja mestre de verdade pois as coisas materiais proporcionam coisas demasiadas e está-se no mundo para recolher esses bens .. aprender com um mestre é dificil até porque os mestres verdadeiros são aqueles que não se vendem materialmente . dizem quando o aprendiz está pronto o mestre aparece !! talvez não seja uma boa aprendiz visto que mestre algum apareceu , e mesmo que aparecesse não teria como pagar, visto que é caro !! poderei encontrar o meu mestre a minha mestra no que vou aprendendo comigo mesma pois cada um tem o seu caminho e o que vai aprendendo nesse caminhar é a sua sabedoria ...
esta sabedoria vem de onde o que sei eu ? o que poderei partilhar e quem quererá partilhar ensinamentos comigo e aprendermos mutuamente
a mae natureza é uma mestra maravilhosa e aprendemos muito com ela !!!
com a idade caminhando ao longo do tempo tenho aprendido algumas coisas não tanto quanto queria e acho sempre que tão pouco sei tão pouco e isto nada tem de modestia nem de humildade, a minha espiritualidade queria tanto saber alguma coisa, ter amigas, ter um grupo de amigas com quem falar ouvir partilhar
formar o tal circulo de mulheres falar do que tenho necessidade de falar . e venho olhando para mim e vejo-me sozinha e não tenho ninguém com quem partilhar coisa alguma nem aprender conversando . a minha vida é tão limitada a este isolamento ...
claro que posso ter sido eu a fechar no mundo em que vivo, familia trabalho trabalho familia e isso não me basta quero muito mais ... e escrever aqui dá-me um certo conforto pois existe alguém no planeta que vai lendo o que escrevo e posso sempre ir ler o que escrevem por esse mundo fora, mas não é a mesma coisa !!
sei que posso sair posso quebrar este circulo mas depois faço o quê ? não existe mais lado nenhum .
a sabedoria serve-me para quê ? o amor serve para quê e aprender e ensinar ? onde fica este coração de mulher neste viver ?
Claro que posso pedir ao universo !! claro que as estrelas podem ouvir as preces claro que posso ser ouvida e atendida e depois ? o que faço com isso ? tenho coragem e capacidade para ir em frente ? e para quê ?

o vento pode trazer flores, folhas enroladas nos seus sopros e sementes e ...
como uma tempestade pode trazer salvados ... só há que ir procurá-los na praia ...

amor ... 1)

o amor é uma "coisa" engraçada ...
espera-se que aconteça, que dure, que nos transforme a vida
ser amada e amar parece algo tão maravilhoso e transcendente quando somos mais novas
e é tudo o que necessitamos sentir ... ser aceites e importantes para alguém
Com o passar do tempo conseguimos perceber que o amor é muito mais abrangente e nos leva a dar tudo e permite uma entrega e receber . ser mãe é um estado de graça que nos põe os nervos em franja e que nos dá também muita alegria, basta um sorriso os abraços o riso e as suas vozes pela casa preenchendo todos os momentos todos os espaços ...

ai o amor é um Sol a brilhar dentro do peito e os seus raios iluminam tudo á nossa volta !!

Dias 1)

Hoje é dia 1 de Maio .
Este ano os feriados 25 de Abril e de 1 Maio foram celebrados
em conjunto com outras datas a Pascoa e o dia da Mãe ...

Quando eu era menina o dia da mãe era celebrado no dia 8 de Dezembro ( Dia de Nossa Senhora da Conceição) mas depois mudaram para Maio e em dia incerto pelo menos parece-me e eu não ligo para estas datas importantes ...

Este ano a minha filha mais nova fez na escola um presente e um cartão que me deu hoje e escreveu umas palavras que fazem um coração de mãe derreter-se ...