sexta-feira, 12 de novembro de 2010

silencio (1)

sexta feira . um silêncio abate-se dentro e fora de mim . o silêncio nada tem demais mas apesar de haver um barulho este silêncio grita demais pois está em mim e está a deixar-me inquieta, pois deve estar a acontecer qualquer coisa ou não e eu posso estar a interpretar ou a sentir de forma errada esta sensação ..

estava precisando se calhar de falar com alguém mas quem ? ou gritar ou chorar ou desesperar-me não sei para onde devo ir ...

não gosto de me sentir assim , o medo de estar ... o medo atravessa-se na calada da noite, a sua capa tem rumores estranhos e assim todos os habitantes do lugar fecharam as portas e janelas ... as trancas .

o medo não vendo ninguém encolheu os ombros e foi bater a uma porta , não teve resposta . bateu uma duas três vezes como não obteve resposta ...

foi embora .

o silêncio chegou á praça .

o circo

circo . quem gosta de circo ?
eu não gosto de circo !!
faz-me sentir esquisita por dentro!!

detesto palhaços pois não lhes acho piada nenhuma (sem fobias)
gosto de ver na televisão alguns malabaristas, trapézio e ilusionistas

detesto, odeio mesmo é os animais fazerem piruetas acrobacias e outras malabarismos
animais devem ser animais estar onde devem estar no seu meio natural, não dentro de jaulas e fazerem coisas estranhas ao seu modo de ser ...

o mesmo se passa com o zoológico, claro que preserva algumas espécies mas de uma forma nada natural ... onde está o meio ambiente a que estão acostumados ? será que não sofrem por estarem encafuados dentro de um circulo fechado por todos os lados, de terra batida, enjaulados sem forma de andarem ...

caminhos...(13)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

mulher ...

as mulheres, ultimamente tenho dado mais atenção ao facto de ser mulher, creio mesmo que tenho alma de mulher "e se tenho vivido várias vidas o que é possível, tenho sido mulher " esse facto é um facto assente e indiscutivel e é bom ser mulher . não é fácil ser mulher neste tempo ou em qualquer tempo ou em qualquer lugar
num mundo em que os homens são reis e senhores .

dias mais tarde ...

mulheres, o meu universo apesar de ter mulheres nunca foi em volta delas um ser e não ser.
creio que a questão de ser mulher nunca foi posta em causa apesar desta sociedade estar virada para os homens, para os seus quereres e o senhor absoluto ser o homem, e sempre apoiado pela mulher. apesar de ser uma visão limitada e antiga que foi adquirida ao longo de séculos e séculos em que perdeu o seu estatuto .
não é simples ...

não cresci junto com muitas ou outras mulheres(meninas raparigas moças) as mulheres mais proximas mãe, avós, as "amigas"  são apenas conhecidas e pronto acabou, claro que o universo familiar e escola e trabalho ligam-nos não ligando às outras pessoas . nós crescemos ouvindo falar que as mulheres têm que submissas e fazer as vontades e estar preparada para tudo o homem tem direito e de tanto ouvir isto . cola-se á pele e á alma . cortar esta fita esta cola nem sempre dá resultados .

o tema mulheres é dificil . de dificil explanação e de comentar e de dificil entendimento .
mulheres, mulher entre as mulheres apenas as mais velhas que eram as únicas que me aceitavam bem. e quando somos novas e jovens e crianças não estamos ligando para quem são .

talvez o meu desligamento de conversas e temas de mulheres tenha criado um hiato uma ponte em que ambos os lados é de dificil acesso. posso não ter estado acessivel ou empenhada ou com a mente aberta para aceitar estes assuntos .

a entrada dos outros pode ainda estar franqueada ..
o mato cresceu e ainda precisa de jardinagem .

outro dia ...

o passar do tempo não foi melhor, a integração num grupo a sensação de estar a mais, a sensação de estar perdida ou esquecida e também ignorada dá-nos quase a certeza que é assim mesmo, podemos ir passando ao longo da periferia mas nunca ir ao centro, nunca experimentar a luz clara e cheia apenas sentir fragmentos dos raios e isto ao longo de centenas de luas sem fim, as mulheres são seres imensos que não conhecemos .

creio que andar pelo mundo sozinha é mesmo assim ... no meio de uma multidão e mesmo assim estarei sempre assim sozinha, dar um basta ñão chega, pretender acabar com isso, determinada ou de outra forma qualquer não é suficiente tem que haver mais alguma coisa .. a aceitação que é assim´, podemos aceitar que a nossa vida é assim mesmo e mesmo assim não chega para acabar com isso mesmo a nossa determinação em modificar a forma e a maneira de estar com os outros não chega!!
não basta!!

ser mulher neste mundo não é fácil !! mas é necessário estarmos bem connosco mesmas, alterar a forma como olhamos o nosso pequeno mundo, olhar para o que somos o que temos para dar a nós mesmas e aos outros mesmos os que estão mais próximos. alterar aquilo que temos em nós. pensar ou não pensar dar ou receber viver a nossa vida de bem com o nosso interior a nossa mente acreditar em nossas capacidades somos ser unicos e maravilhosos só temos que acreditar e confiar em nós ...

não sei nada deste mundo, posso aprender. posso readaptar-me ao meio que me envolve readquirir confiança em mim ... mas qual a melhor maneira forma para o fazer onde aprendo a fazer estas coisas ?

manuais deveríamos vir com todos os manuais necessários para fazer face a todas as dificuldades que enfrentamos , mas á falta deles podemos ler e olhar e sentir ouvir as experiências dos outros, mas em que me beneficia a experiência de um outro qualquer ? claro que podemos estar abertos e ter referencias, pontos e tópicos, pois o que é bom para um pode ser péssimo e frustrante para o outro .
livros de auto ajuda e outros best sellers são arrepiantes e de dificil entendimento, creio mesmo que são impensaveis e são fruto da experiencia será que o autor teve realmente essa experiência ou é fruto de imaginação e de querer vender ?
já tentei ler alguma coisa mas desisti ...

então temos o nosso senso comum, a nossa intuição. a nossa forma de viver a nossa vida, é a nossa vida e não devemos nunca entregá-la aos outros ...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

luzes ()

apetece-me escrever ...
não sei sobre o quê. as histórias não vêm ter comigo por enquanto ...
estou a lembrar-me que não anotei em qualquer caderno folha as histórias que fui ouvindo ao longo dos anos e dos tempos em que a minha familia era outra e não esta.

o marido é um contador de histórias .. segundo ele ...
mas se a minha memória não as guardou porque vem agora esta pressa ou não será pressa ? o que será ? se não vou escrever as histórias da familia para quê lembrar-me destas coisas ? será que pensando muito, profundamente eu encontre algum registo ...
apetece-me escrever assim livremente sem que as palavras tenham beira e eira e o contrario.a semelhança dos dias vazios e cheios risos e lágrimas tedio e desespero mas sempre cheios de algo . amor e desamor

a vida sempre teve limites . as amizades . amigas aqui tenho um busilis ainda não preenchido nem resolvido. tema menos bom e angustiante e sem sentido . e enquanto não resolver esta sensação esmagante ou esmagadora na e da alma vai sendo um pico na pata do leão ...

gosto de livros policiais ...
faz tempo que não leio um livro de uma ponta a outra num instante ... agora estou lendo devagarinho uma leitura quase dolorosa . tirada a ferros e sem aquela sensação de bem estar quando se devora o melhor livro que se leu desde sempre. é deste livros que encontramos em qualquer livraria que vamos e levamos lá dentro horas a explorar .. agora não existem destes momentos. estamos sempre sem tempo para as coisas que nos fazem sentir que estamos no lugar certo á hora certa ..
tem aqueles livros que gostaria que assim fossem, mas estou desde algum tempo a coleccionar livros destes, estes que gostaria que aos lê-los nos dessem qualquer coisa, mas não é bem assim.

lista de compras, estas não são feitas ... nem as compras são feitas com listas, vou fazendo as compras quando tenho falta de alguma coisa seja mercearia fruta legumes carne ou peixe não mensal porque se gasta um montão de dinheiro logo de uma vez e não resulta, visto que falta sempre alguma coisa .

os meus desenhos por exemplo ... alteraram as formas e os sentidos. as cores e o movimento, deixo o lápis deambular pelas folhas pode ser que seja uma perda de tempo e de energia e neste momento não estou gostando do resultado ... deveria tentar alterar . acrescentar a tinta os pinceis e não deixar para depois esta parte importante da vida.

o som das palavras
gostaria de escrever e escrevo mesmo que não acrescente nada ao mundo apenas pelo simples prazer de escrever como todos os que escrevem . alguns tem mensagens para dar ao mundo (do ponto de vista deles e sabem escrever e a sua escrita é maravilhosa e cativante e absorvente)

o som das palavras que escrevo se tiver melodia na ponta. pode fazer a minha alma dançar

Contadora de histórias ...

quando as miudas eram mais pequenas !! sim que elas agora são grandes nos seus 12 e 9 anos, que gostam de histórias tinham algumas histórias que eram inventadas na hora e nas horas de ir dormir, agora lêem livros, mas histórias de fadas não as lia pois não eram recebidas !! nem agora!!

histórias aprender a contar histórias pode ser um acontecimento fantástico e poderia acontecer agora mas creio que temos outras actividades para acontecer .

outras aprendizagens outros saltos outras coisas

ainda tentei escrever algumas e fazer os desenhos mas ficou na caixinha (tenho que a encontrar)
mas apenas para encontrar um novo lugar para ela (a caixa) e saber que as histórias estão no seu sitio !!

sim é isso mesmo!!
um novo lugar

--- chizes ---

boa noite !!

hoje o dia esteve mais ou menos bom ou mais ou menos menos bom!!
chuva vento sol céu cinzento escuro céu azul
mais ou menos do que me lembro .
ah sim sei que o meu local de trabalho agora tenho uma janela para a rua que recebe luz e som do exterior, antes a minha sala sala era ... não interessa para agora .

a noção do espaço e do exterior perde-se quando estamos emaranhados no que temos que fazer . seja que tarefa for. ora eu estive emaranhada . em papeis no computador a enviar ficheiros pela internet e a tentar decifrar coisas absolutamente irreais . impostos e coisas para pagar enfim enredada em burocracia e papeis e formularios que me espantam todos os meses.
mas lá tenho conseguido enfrentar esta coisa.

mas, existem coisas simples nesta aparente complicação pois apenas nas excepções aparece o bloqueio.
e o que não conheço invento dentro daquilo que me apresentam .

a enviar emails a receber telefonemas e a responder coisas e a procurar determinado papel que por incrivel que pareça se esconde sempre e sempre eu pareço aquela barata tonta à procura e nem sempre posso desistir quando o chefe pede o tal papel que desapareceu nos montes que tenho acumulado.

já tentei arquivá-los no dossier chiz e ypsilon mas ainda tenho o dabliu e o zê e o eme . caixas e arquivadores e nada resulta com os malvados . parece mato ruim ...

enfim no meio desta selva estou eu .
e de repente tenho consciência que estou e que a noite escura já é uma realidade .
a verdade é que passo doze horas neste departamento e só tiro alguns intervalos, o intervalo para o lanche da manhã (filha) o intervalo do almoço (o meu, do F e o da outra filha) e o lanche da tarde (a mesma filha do intervalo da manhâ) se faço um intervalo para as compras para a casa (de vez em quando na semana).

hoje não foi diferente ... á parte isso tem o feicebuque ...
mas não é para falar disso que escrevi esta conversa post ou mensagem texto
existem resultados talvez não sejam muito práticos, pode ser que eu tenha que praticar mais práticas e deixar de pensamentos estranhos e que são apenas pensamentos ... ideias e afins

afins ... finais e etecetera ...
no entretanto (esqueci o que veio à mente)

fazendo doces

tendo comprado alguns marmelos ... fruta da época .
bom descasquei uns três ou quatro, coloquei num tachinho, um pau de canela que meti ao lume, lume brando e no bico mais pequeno, pois o meu fogão é daqueles que o lume baixo é exactamente igual ao lume alto .

esteve a ferver, cozeu a fruta e pronto . fruta cozida com um bocadinho de açucar amarelo.
pensei eu . o marido quis um doce (marmelada ?) acrescentei mais açucar coloquei também uma casquinha de limão, não sei bem se leva se não leva mas esta teve direito a isso e mais lume acrescentei mais uma frutita e lá esteve a cozer.
quando estava cozida fiz um disparate, pois não estava com paciência para esperar e passei a varinha mágica logo puré e levei mais um pouco ao lume (brando) queimou por baixo, mas retirei do lume e mexi muito bem até o queimado estar todo envolvido no doce, mas esta espécie de doce não é marmelada, digo eu . mas come-se !! e está bom.

nota: não sabe a queimado, por incrivel que pareça),