sábado, 30 de outubro de 2010

a chuva cai ...

ventos e tempestades chuva ..
inverno ainda não chegou e a cidade é inundada pelas aguas da chuva que caiu.
os vidros das janelas têm ainda as gotinhas de água e o vento sopra e assobia por entre as frestas .
lá fora o tempo e o clima convidam-nos a ficar quentinhos em casa enroladas nas mantas e á lareira se houvesse uma.
apartamentos antigos são desconfortáveis . alguns que não foram construidos para climas em transição .
são climatizados. ou se faz frio está frio em casa se está calor é quente em casa assim climatizados.
mas temos casa que nos abriga . a preocupação acontece sempre que nos vimos perante a constatação que somos demasiado pequenos quando a natureza se descontrola e se revolta e é como as nossas emoções, sentimentos vamos conseguindo controlar até que ... a nossa natureza sai das sombras e olhamos e vimos o que não somos e somos outra coisa e não aquilo que queremos ser e parecer .

a natureza luta connosco seres humanos que queremos tudo .
a chuva cai ...

não pensamos nos outros ou se pensamos apenas naqueles que fazem parte do nosso pequeno universo, aqueles que nos rodeiam vêm de todos os lados estão em todos os lados e aqueles que não vimos que não sentimos vivem de maneiras várias, pensar que os outros estão desconfortáveis que não têm casa que não têm o que comer. que a sua vida é palmilhar quilometros de passeios e de cidade cartões e garrafas de cartão para aquecer a alma e esquecer e de tanto esquecer esquecem aquilo que são.
e ninguém vê quer ver o incomodo que são ... nunca pensei nisto nos milhares de seres que passam por nós e que são estranhos e desconhecidos
não gostamos que atrapalhem a nossa vida não gostamos de sentir perto e por que ruas andarão quando os elementos se debatem ? como se aquecem ? o que comerão ? o que vestem o que fazem para percorrer os dias ?

esquecer o conforto e a comodidade é dificil traz-nos ansiedade . ter ou não trabalho . electricidade água a sair da torneira . escolher esta ou aquela forma de comer comida . pensar em animais de estimação .
ter o coração suficientemente aberto ou ser mesquinho e avarento . posso dar isto e aquilo

chove ... e eu posso dar-me ao luxo de pensar que pensar nos outros é uma coisa boa e pensar já me dá uma certa satisfação pois chove e tenho onde me abrigar e pode chover trovejar e também pensar na possibilidade ou não de a agua entrar e o meu mundo desabar ...
mas os medos são medos e se a minha casa e o mundo desabar eu posso sobreviver não serei a primeira mulher do mundo a ultrapassar dificuldades o meu medo é que engrandece as dificuldades

chove chuva

abismos

um abismo é sempre um abismo e pode-se muito bem ter vertigens e  ficar completamente atordoado . mesmo assim depois é preciso ter coragem para chegar perto da borda ...
abismos são para abismar .. e outras coisas.
estar perto do fim do mundo. e de sentir que afinal temos alguém para enfrentar e que o abismo somos nós próprios e temos que nos enfrentar e ao ir de encontro ao nada ser simplesmente.

aquilo que somos vamos construindo e mesmo assim metade já vem feito. a mãe natureza vai ajudando e equilibrando os nossos ciclos a lua, as marés o fluxo e refluxo das ondas

abismo e dar conta que afinal contamos . por alguma e qualquer razão estamos aqui e sendo unicos a razão por que estou aqui é que de uma semente que encontrou o ovulo a que trazia a minha essencia foi a mais forte e qualquer razão germinou e cresceu e na altura certa deu flor

nesta altura da vida ainda o outono não chegou apesar de ser outono (a estação) eu ainda não cheguei aí . o outtono da vida terá a sua maravilhosa beleza na devida altura . já ultrapassei a primavera faz muito tempo. o verão ainda dura quase a  chegar ao fim . teve dias maravilhosos e quentes e abafados e choveu também trovejou e fez relâmpagos ...

abismos para pensar e, se houver do outro lado um lado e esse lado ter um vale encantado e transformar o vazio numa bela ponte e o que somos o nosso ser interior. e o ser que queremos ser
que é um passo a dar ...

abismos ... rochas avalanches árvores o mar tudo o que o meu olhar abarcar
vales planicies as montanhas rochosas caminhar o vazio e o nada nuvens a bruma
não avalon mas poderia ser ... morgana

mas não é a altura própria

abismo só por si nada é ! tem a capacidade de mostrar aquilo que somos temos ou conseguimos .

nada de garrafa apenas o infinito ... a mensagem virá noutra onda

ainda o abismo .. pode ter algo a dar ... se gritar ele grita ecoa
deitando uma pedra ela pode embater e fazer ressoar em todos os cantos da alma
pode se transformar

abismos para abismar e outras coisas

enfrentar os nossos medos, as nossas dificuldades, a nossa vida é um passo sempre na direcção do abismo, da incerteza e da indecisão, enfrentamos todos os dias a desilusão a ilusão expectativas perspectivas sons luzes cores competição amor e desamores raiva agressividade desigualdade miséria e riqueza luz e escuridão
fantasmas

no abismo dar um passo em frente ou parar ...  e onde estão as asas que me permitem voar ?

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

deusas ...

as mulheres são deusas . os homens não

de todas que li escolhi uma ...
sei que deve manifestar-se sei lá, uma meditação e não escolher por escolher .
Hecate combina mas literalmente ? não sei
Aparentemente parece que já temos deuses, por causa da data em que nascemos mas, será que funciona assim ? e os deuses dão-se a conhecer ao crente ? deve se ser crente no deus ou deuses . creio que deve haver alguns, um unico, parece-me demasiado trabalho para um unico deus e deve haver mais do que um !
e segundo parece, também os deuses funcionam por causa das qualidades que o ser humano lhe dá! o deus deve dar essencialmente amor . mas alguns não, têm colera. ira. inveja. crueldade e outros sentimentos bons e maus .

acreditar assim fica complicado e, para ter fé precisa de haver uma relação de confiança entre essa entidade e o humano .. uma interacção, porque exige-se do deus estar sempre presente, e ... ajudar. ajudar sempre e rodear-nos de qualquer coisa, um sentimento acolhedor de compaixao, amor, aceitação . o ser humano reza por isto, e por aquilo, e acontece .. a maior parte das vezes não acontece, mas pronto, não era para acontecer e ...

deuses , creio que, o homem inventou algo assim para sentir que não está só no universo e, para acreditar é mais qualquer coisa, do que aquilo que é . aparte isso o mundo fica um pouco melhor ...

cada um tem a sua crença acredita, ou não, o seu coração sente e a mente fica menos preocupada e isolada,
acreditar faz bem !

mas, isso sou eu a divagar ... começo a divagar e, vou pelos caminhos que vou . as pedras por vezes fazem-nos tropeçar, acreditar ou não, não é a questão, nem é fundamental, a vida que levo. sou eu que tenho que levar e carrego aquilo que quero levar comigo, agora, não sou obrigada a levar aquilo que não quero e não obrigo ninguém a levar a minha carga ... e quando estou esbaforida, exausta e, por vezes desaurida ... prestes a desistir, existe uma força que me anima . não sei se, minha alma vai buscar forças, coragem a algum lado. e de repente, não mais que de repente, encontro uma luzinha, uma vaga energia e, continuo ...
pode ser uma pedra luzente ...

luzes na noite

à noite o sol já está noutro lado.
a terra onde a noite mora já esqueceu o calor do sol
á noite uma infinidade de pequenos sóis brilham dando um bocadinho de luz
para quem passa estar iluminado e ver onde passa ...
do céu os passaros não voam e se voam estão perdidos ...
á noite os passaros estão nos ninhos ...

á noite os medos estão despertos e vamos dormir com a luz acesa
não vão os monstros acordar e vir assombrar o sono
á noite as janelas são quadradinhos de luz, amarelos acesos

à noite a lua brilha dona e senhora dominando o céu
as estrelas têm um nome e brilham também
são pontinhos de luz fazendo do céu um universo por descobrir
á noite tudo dorme ..
à noite ...

entardecer pardacento

o sol ... brilha sol .
o sol tem dias que não vem
tem dias que não o vimos
dias em que o sol brilha mas não no céu que vimos
noutros céus brilha naquele em que estamos não !
a lua cheia é linda e brilha e a noite fica mais bonita
as estrelas mal se vêm quando as luzes da cidade estão acesas ..
quero ver as estrelas, os planetas da minha janela aberta
quero que a minha janela aberta deixe entrar a luz da lua que brilha na noite que vejo
mas isso não é hoje ... que o sol não brilha e a lua não está a brilhar
e a luz pardacenta do entardecer não ilumina escurece

meio doida e estranha aquela que sou ...
espero ainda olhar o céu e ver aquilo que não espero e ver para além do que espero
e se espero o que espero ?? ...

sorrisos enviesados e compreensivos .
pobrezinha como sofre ...
desses não .. compaixão e pena ? não quero
é apenas o lusco fusco que torna tudo pálido amarelento e deprimente
olhar e ver na plenitude ...
o céu a olhar para mim e eu aqui sem notar ..

de lado

a vida tem um lado engraçado divertido e apaixonante,
mesmo que não olhemos para ele com o olhar de quem quer aproveitar os dias e sem a preocupação da vida rotineira e monotona que estamos dando a nós mesmos ele existe, escondido mas, existe
eu olho e o que vejo ? sim o que vejo ? vejo alguém aborrecido entediado e enfastiado e que por causa de qualquer regra que foi imposta ou que imponho a mim propria,  sei lá !
olho e vejo a imagem de alguém que perdeu esse sentido e que estar preocupado é a melhor forma de estar.
serei só eu ?

que lado será o melhor lado ? o preocupado e sério ou o lado divertido ? ou nenhum dos dois ? ou ambos ?
pode haver assim muitos lados dentro de nós e podemos passar o melhor e o pior .

de cada vez que olho para o lado que mais se apresenta fico com dúvidas e olho com mais atenção
e aquele que mais me atrapalha é o que é mais agressivo apesar de ser apenas um instante acontece num apice e no momento a seguir já foi .

que lado .. ou lado nenhum ou todos os lados ? tanto lado que exagero que perda de tempo para olhar para todos os lados e perco todos os lados .

assim ... sendo podemos olhar o lado divertido da vida sem estar livre de culpa ? ou pelo contrário livres e prontos para aceitar o que é bom com o coração

de lado para o lado bom da vida ...

se

... se, encerra tantas indecisões tanta coisa perdida
tanta pergunta sem resposta
tanta coisa e eu sei lá se encontro alguma definição para a palavra que me faz pensar e repensar
decidi bem ou será que não oxalá esteja bem e assim e pronto quem sabe

pode ser que as respostas estejam em mim . pode ser que eu seja desinteressante e nada carismática
que a invisibilidade seja qualidade e que as coisas podiam ser diferentes se os meus passos tivessem encontrado outros caminhos e outras flores podia ter sido diferente podia mas talvez eu fosse outra coisa e não este ser . podia já ter me perdida pela zona das trevas e a escuridão fosse ...
se ... talvez sim talvez não poderia poderia
a indecisão e a incerteza

claro que posso devo alargar os meus horizontes e procurar dentro de mim o que quero verdadeiramente
mas mesmo agora não sei . sei de algumas outras e essas são mais não tenho qualquer ideia .
vou ao sabor do vento .

o caminho faz-se ao andar . e se não sei ando às voltas. se não quero não continuo se quero rodeio. tenho a faculdade de desistir mas aí é porque não quero mesmo.

talvez este ego seja um ego forte fraco talvez devesse estar no meio

se ...
palavrinha dificil ou o sentimento que transmite ou as coisas que estão por detrás